Laboratório

O Laboratório de Energia da Biomassa (LEB) é vinculado ao Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da Universidade Federal do Espírito Santo. Ao longo da sua existência, tem contribuído para o desenvolvimento do uso sustentável de recursos de origem florestal, constituindo-se numa das mais importantes referências em sua área de atuação. Destaca-se sua atuação em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, formação e capacitação profissional no atendimento de setores que utilizam a madeira como fonte de energia, carvão vegetal e seus produtos, além daqueles que se interessam pelo uso de insumos químicos de origem natural. Mantém permanente conjunto de atividades conduzidas por docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, tendo gerado, diversas contribuições técnico-científicas ao longo do tempo. Sua inserção internacional é expressiva, por conta de convênios mantidos com universidades de outros países.

O LEB tem como objetivo principal reunir, desenvolver e difundir o conhecimento sobre a obtenção de energia e planejamento de recursos energéticos florestais. A partir desse conhecimento, busca-se otimizar os processos e recursos envolvidos, assim como desenvolver novos produtos e definir indicadores energéticos para cada segmento, industrial ou doméstico, promovendo a sustentabilidade econômica e ambiental na conversão termoquímica da biomassa.

O LEB busca o intercâmbio com outras instituições e/ou pesquisadores da área, permitindo a troca de informações e o avanço contínuo do uso da biomassa para a geração de energia limpa e sustentável.

Essência organizacional

Missão

Formar recursos humanos de reconhecida competência e desenvolver conhecimentos, com ênfase em bioenergia e bioprodutos de base florestal.

Visão

Consolidar nossas atividades como uma das mais importantes referências na área de bioenergia e bioprodutos de base florestal para subsidiar o planejamento de recursos energéticos florestais.

Valores

Respeito ao ambiente e as pessoas; Valorização e desenvolvimento do trabalho em equipe; Competência; Transformação social e tecnológica; Resultados; Inovação

Áreas de Atuação

Ação do calor e tratamentos térmicos

Carvão vegetal e co-produtos

Compactação da biomassa para produção de combustíveis sólidos

Emissões gasosas e de compostos tóxicos

Madeira, energia e impactos no âmbito doméstico

Reutilização de resíduos lignocelulósicos

Menu